27 de set. de 2008

Copa 2014 - "Vestibular" no Rio

CBF promove seminário com Fifa para orientar as 18 cidades que se candidataram para receber partidas do Mundial no Brasil

O Comitê Organizador na Copa do Mundo de 2014 está realizando no Rio de Janeiro um seminário com as cidades brasileiras candidatas à sede da competição. Para Ricardo Teixeira, presidente da CBF, o evento é como um vestibular. O seminário teve início neste sábado, em um hotel na Barra da tijuca, na Zona Oeste, e vai até a próxima terça-feira. No encontro, foram apresentados os itens que devem ser cumpridos pelas 18 cidades que já manifestaram interesse em participar do torneio. 

A partir destas 18 candidatas, o Comitê Organizador selecionará 12 projetos que serão apresentados à Fifa. A entidade poderá aceitar todas elas, ou escolher entre oito e dez. No início do seminário, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, falou sobre a importância da apresentação do cumprimento dos prazos exigidos pela Fifa.  

- Vocês tenham em mente que quem não cumprir com os prazos será eliminado. Duas cidades entregaram o caderno de encargos 24 horas depois do prazo limite e já foram eliminadas. É como um vestibular, quem chegar atrasado não vai participar - declara Ricardo Teixeira, que também é o presidente do Comitê Organizador. 

O evento foi dividido em duas partes: na primeira, foi exibido um vídeo sobre a Copa do Mundo; na segunda, representantes das regiões candidatas poderão conversar diretamente com membros da Fifa. Cada um terá 1h30m para esclarecer suas dúvidas. Nesta tarde, Rio Branco, Manaus e Belém participarão da atividade. Diretor de competições da Fifa, Jim Brown, esclareceu algumas exigências da entidade. 

- É uma competição com duração longa, de 30 dias. O país sede tem que ter 55 mil quartos de hotel. São esperados quatro mil jornalistas do mundo todo. Também existe uma necessidade de transporte especial.

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, também esteve no evento e confirmou que o Governo Federal vai colaborar com as cidades candidatas à sede. 

- É um momento chave desse seminário, que marca o inicio da organização da Copa de 2014, Já há um trabalho interno em Brasília no Ministério dos Esportes apoiado por outros ministérios. Nós vamos colaborar para que cada cidade e cada estado consigam apresentar a estrutura desejada para sediar a Copa. Espero que façamos a melhor Copa do Mundo de todos os tempos


Início da remodelação e construção dos estádios começará em janeiro de 2010. Tudo deve estar pronto até 31 de dezembro de 2012

O diretor financeiro do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Carlos Langoni, apresentou neste sábado, num hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, os prazos que as 18 cidades candidatas à sede terão que cumprir a fim de serem selecionadas. No seminário com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e de membros da Fifa ficou estabelecido o cronograma do que deve ser seguido nos próximos quatros. 

O Comitê Organizador da Copa de 2014 pretende escolher 12 cidades-sede até 31 de março de 2009 (confira o calendário abaixo). Mas a Fifa pode reduzir este número para dez ou oito.

Calendário que deve ser seguido pelas candidatas a cidades-sede:

15 de novembro de 2008: as cidades têm que entregar um termo de compromisso assinado ao Comitê Organizador. 

15 de janeiro de 2009: projeto básico de engenharia e arquitetura, indicando os primeiros grupos de investidores

31 de março de 2009: escolha das 12 cidades-sedes entre as 18 candidatas. 

31 de julho de 2009: as 12 cidades escolhidas devem estar em condições de liberar o edital de licitação para os 

construtores, incluindo as licenças ambientais e do Corpo de Bombeiros. 

30 de novembro de 2009: conclusão do processo de licitação. 

31 de janeiro de 2010: início da reforma e/ou construção dos estádios. 

31 de dezembro de 2012: estádios devem estar prontos para a inspeção.


Fonte: www.globo.com